Re: RES: RES: [shell-script] O que é "Shell Script"?

From: Gentil de Bortoli Júnior
Subject: Re: RES: RES: [shell-script] O que é "Shell Script"?
Date: Fri, 04 Feb 2005 14:18:59 -0200

Julio Cezar Neves - DATAPREVRJ wrote:

Em poucas palavras o Shell é uma camada (...).

Conheço a definição de Shell. O termo que usei foi "Shell Script" e é sobre ele que residia a dúvida.

Já consegui uma resposta para a minha pergunta.
Basicamente, um Shell Script não passa de uma seqüência de comandos, não necessariamente dispostos com a intenção de resolver algum problema.
Certo? Errado?

Que eu me lembre neste momento só existem 2 formas de interação com o Perl:

(...)

Certo. Agora entendi melhor. :)

E atráves de conversas com outros amigos mais experientes, também pude compreender melhor porque AWK e Bash (por exemplo) é uma combinação legal.

Sobre o SED:

Não gosto de alfinetadas, principalmente em público (alguém gosta?). E gosto menos ainda quando são dadas em cima de uma opinião particular (baseada em minha ignorância sobre o assunto ou não), que, à priori, deveria, no mínimo, ser simplesmente respeitada ou, então, rebatida de forma neutra e explicativa.

Sendo assim, estou humildemente disposto a rever minha (ignorante) posição sobre o SED se você (ou qualquer outro colega), por favor, me explicar por que ele deve ser considerado uma _linguagem de programação_. Linguagem e linguagem de programação são coisas distintas.

Com certeza ele é uma linguagem. Mas eu gostaria se entender por que ele deve ser considerado uma linguagem de programação. Embora seus e-mails não tenham a palavra "linguagem" diretamente ligada à palavra "programação", acredito que esse ("linguagem de programação") era o sentido pretendido.

Apesar do fato de esse e-mail parecer provocação, deixo claro que não o é. Realmente tenho interesse nessa resposta.

Respeitosos cumprimentos (sem ironia),

Gentil.