RES: RES: [shell-script] O que é "Shell Script"?

From: Julio Cezar Neves - DATAPREVRJ
Subject: RES: RES: [shell-script] O que é "Shell Script"?
Date: Fri, 4 Feb 2005 13:46:42 -0300

Ainda bem, senão ia pintar um maluco querendo falar de VB :(

| A bem da verdade, isso está muito longe do real objetivo do
| meu primeiro
| e-mail, que é entender o que de fato caracteriza um Shell Script.

Em poucas palavras o Shell é uma camada sw que envolve os S.O. *n?x / *BSD.
Ou seja esses S.Os. precisam dele para serem funcionais.

| No apêndice, você diz que relutou quanto à inclusão do AWK em
| seu livro,
| justamente por esse (o AWK) tratar-se de uma linguagem.
|
| Em seguida, uma vez que o AWK é muito utilizado, possui uma
| boa integração e
| interação com o Shell, além de algumas vezes ser a melhor
| ferramenta para
| resolver determinados problemas (o que não é merito somente dele),
| justificou essa inclusão.
|
| Nesse ponto reside o início de mais uma dúvida.
| Porque o AWK estaria mais integrado ao Shell do que o Perl,
> [...]

Que eu me lembre neste momento só existem 2 formas de interação com o perl:

1 - digitar no prompt /bin/perl e se assim vc proceder o shell que está
assitindo à sua sessão perdeu totalmente o controle da situação;
2 - usando um here document:
/bin/perl << fimPerl
fimPerl
e desta forma tb o shell não teria interação alguma.

Já com awk existe uma forte interação (troca de parâmetros, ...).

| Entenda que estou usando o Perl apenas como objeto de apoio à
| minha dúvida.
| Esse objeto poderia ser outra linguagem qualquer com tais
| características.

O shell foi desenvolvido para ser totalmente receptivo, dentro dele vc
executa nativamente programas em shell e em C (como ls, sed, awk, ...) e com
o recurso do here document em qq linguagem de script e as vezes nem isso.
P.ex.

vi $TARGETFILE <<FimVi
Esta é a linha 1 do arquivo de exemplo
Esta é a linha 2 do arquivo de exemplo