Re: [shell-script] Re: Renomear arquivos em cadeia em um diretório

From: Fábio Batista
Subject: Re: [shell-script] Re: Renomear arquivos em cadeia em um diretório
Date: Wed, 19 Jan 2005 13:48:56 -0300

Claro.

O principal pra chegar em linhas de comando menores e evitar os FOR e
excesso de pipes da vida é conhecer a fundo o que fazem os principais
comandos do shell, principalmente os mais complicados e cheios de
funcionalidade, como o SED e o FIND - meus preferidos.

Uma coisa que pode-se pensar também, às vezes, é em "gerar um novo
script". É o que essa solução que eu enviei faz: ela não chama o
comando MV várias vezes - ao invés disso, ela gera um script que é
executado em um subshell, através do pipe com o SH.

Agora, explicando essa solução: ao ler o enunciado, percebi que todas
as transformações que o nosso amigo EOAC precisava realizar nos nomes
de arquivo podiam ser realizadas por um único comando SED. Então parti
pra essa solução, e cheguei ao resultado dos nomes de arquivo que ele
queria.

Então, incrementei um pouco mais o SED para ele gerar os comandos MV
necessários para renomear os arquivos. O comando do SED ficou, então,
assim:

# padrão p/ busca (espaços adicionados p/ fins de clareza):
( [0-9]{3} _ ) ( .* )
# captura dois grupos:
# grupo 1: três números seguidos de um underscore
# grupo 2: o restante da string

# substituição:
mv \0 \L\2
# 'mv ': escreve 'mv'
# '\0 ' escreve a string inteira capturada (grupo zero), ou seja, o
nome do arquivo inteiro
# '\L': converte os próximos caracteres em minúsculas (comando do SED)
# '\2': escreve apenas a parte da string capturada no grupo 2.

Em geral, fica a dica: se seu script começar a ter muito CAT, LS,
FIND, FOR, READ, GREP, TR, CUT, SED, HEAD e TAIL misturados, verifique
se não é possível trocar tudo por um ou vários SEDs e FINDs.
Normalmente é possível e recomendável.

Fábio David Batista
address@hidden
http://nerd-o-matic.blogspot.com