Substituir campo de arquivo por outro campo de outro arquivo

From: SuSE List
Subject: Substituir campo de arquivo por outro campo de outro arquivo
Date: Mon, 03 Jan 2005 09:37:56 -0200

Pessoal,

Um ótimo 2005 à todos.....

Senhores shelleiros, que a força esteja com vocês!!!!

Meus amigos, estou com uma duvida, é possivel "substituir" uma coluna inteira num arquivo, por outra de outro arquivo, estando a coluna do segundo arquivo desordenada em relação a primeira coluna? Deixe-me exemplificar para ficar mais claro o que quero fazer... No linux temos o passwd, que possui seu campo senha com o caracter "x", por exemplo, e este mesmo arquivo esta ordenado por UIDs dos usuários....o segundo arquivo, shadow, possui o campo senha criptografado...porém não tem uma ordenação....é possivel substituir "corretamente" o campo senha, "x" pela senha criptografada do shadow do usuário correspondente e jogar isso em um terceiro aquivo (um passwd.new)? Estou pensando em usar sed/awk mas gotaria de ter uma ideia macro (algoritimo) de como proceder pra fazer isso....alguém pode me ajudar, dar uma dica? o resto eu corro atras!!!

[]s

Vinicius