Re: [shell-script] man pgrep

From: Rodrigo Baroni
Subject: Re: [shell-script] man pgrep
Date: Thu, 23 Dec 2004 14:45:33 -0200

On Thu, 23 Dec 2004 16:25:35 -0000, oteb_04 <address@hidden> wrote:

> Olá para todos
>
> fiz uma tradução(sem revisão) do man pgrep. Como foi dito,
> nem sempre são amigáveis essas páginas.
>
> Deve servir ao menos para alguém aprimorar e ai ser útil
> para que não sabe nada de inglês.
>
> Ai vai:
<cortado>

        Muito bom Beto! Há um projeto de tradução de páginas man e de
softwares do sistema GNU para o português - o TLDP :

              http://br.tldp.org/ .

        Todos podem colaborar, e então as traduções podem a vir ser
incluidas nos programas originais gnu. Cadastre-se na lista e submeta
sua tradução lá! Toda colaboração é bem vinda!

   Esse é um assunto off-topic, mas para ficar on-topic:

        -> A man do bash não foi traduzida ainda (talvez pelo tamanho
e trabalho exigido).
        -> Um 'man customizado' pode ser obtido de recursos do bash
executando:                    $help <recurso_bash> , exemplo:

baroni@gnu:~$ help [[ ]]
[[ ... ]]: [[ expression ]]
    Returns a status of 0 or 1 depending on the evaluation of the conditional
    expression EXPRESSION.  Expressions are composed of the same primaries used
    by the `test' builtin, and may be combined using the following operators

        ( EXPRESSION )  Returns the value of EXPRESSION
        ! EXPRESSION    True if EXPRESSION is false; else false
        EXPR1 && EXPR2  True if both EXPR1 and EXPR2 are true; else false
        EXPR1 || EXPR2  True if either EXPR1 or EXPR2 is true; else false

    When the `==' and `!=' operators are used, the string to the right of the
    operator is used as a pattern and pattern matching is performed.  The
    && and || operators do not evaluate EXPR2 if EXPR1 is sufficient to
    determine the expression's value.
baroni@gnu:~$

Abraços,
--
Rodrigo Ferreira Baroni
" ... mas se é algo cujo conhecimento a humanidade poderá se beneficiar tremen-