Re: [shell-script] Uso de Funcões em shell ?

From: Aurelio Marinho Jargas
Subject: Re: [shell-script] Uso de Funcões em shell ?
Date: Fri, 17 Dec 2004 17:38:34 -0300 (ART)

oi ricardo,

eu faço uma função sempre que o mesmo grupo de linhas vai
ser usado mais de uma vez no script. mesma regra pra
criação de variáveis.

quando estou mais chato faço funções que são chamadas uma
vez só para o 'miolo' do script ficar mais legível.

três dicas:

- sempre declarar as variáveis locais da função como locais
  e evitar o uso de variáveis globais dentro dela.

- a função deve ser pequena e fazer uma única coisa. se ela
  começar a ficar um monstro, quebre-a em funções menores.

- usar nomes descritivos para a função, nada de 'funssaum01'
  ou 'faztudo'  :)

falou!

=====
--
Aurelio Marinho Jargas, Curitiba, Conectiva
txt2tags v2.1 http://txt2tags.sf.net/pt

http://br.download.yahoo.com/messenger/