Re:[shell-script] Tem como fazer??

From: MrBiTs
Subject: Re:[shell-script] Tem como fazer??
Date: Wed, 15 Dec 2004 05:11:53 -0300

> Como posso estar fazendo um script assim... por exemplo:
> Nesse script, quando executado, ele vai realizar um comando mas para
> isso ele depende de uma informacao do usuario... entao o usuario digita
> a informacao solicitada e ele executa o script.
> Exemplo pratico: O script vai exibir o dia da semana... ai o usuario
> digita ./semana para comecar o script ai ele pergunta "dia da semana de
> qual data?" ai o usuario digita a data desejada e ele informa
> Segunda-Feira.

Ó nois de novo :)

Voce pode estar tentando estar usando o comando read :) O read vai estar
pegando o parametro que o usuario vai estar digitando e ai vai estar associando
isso a uma variavel que vai estar sendo usada no script. E ai vc pode estar
trabalhando com ela e estar tratando a variavel ( sou um gerundiaholic* ).

Faça assim:

echo -n "Qual o dia da semana ? " ; read DOW

O script vai estar mostrando ( sorry... nao resisti ) um prompt que pergunta
qual o dia da semana, e espera uma interacao do usuario. O usuario digitará (
ou vai estar digitando ) por exemplo 05/12. Isso vai estar sendo armazenado (
SOCORRO ) na variavel DOW ( de Day of Week ), e vc pode trata-la como qqr outra
variavel ( ufa... ainda bem que nao escrevi que vc pode estar tratando ).

[]´s

* gerundiaholic: s.m. Neologismo criado pelo grande guru da Escola Tibetana da
Seita Tantrica Gerundiana do Chapeu Cor de Pastel ( ETSTGCCP... ja ouviu falar,
né ? ) Sri Caranguejo MrBiTs para indicar pessoas viciadas em gerundismo ( do
you want to know more ? ). Reza a lenda que o grande guru era, ele proprio,
viciado em gerundismos e estava tentando estar fazendo um movimento para estar
criando uma vertente da seita para estar tratando os casos mais cronicos de
gerundismo, antes que esses casos estivessem gerando NAO ! ESPERA ! EU PARO !
kljgkjfjhgdfhsdgc

Por motivo de força maior, assassinamos o digitador desse texto...