Re: [shell-script] Script teste de ping (fwd)

From: Eliphas Levy Theodoro
Subject: Re: [shell-script] Script teste de ping (fwd)
Date: Tue, 7 Dec 2004 14:27:36 -0200 (BRST)

Se alguma máquina estiver configurada para não responder a ICMP echo
(ping), o resultado não vai ser o esperado... você vai acabar achando
que tem mais IPs livres do que tem na realidade.

O que faço nesses casos, é, em uma máquina que esteja na mesma rede
física a ser testada, verificar após o ping se o MAC address do
sujeito foi encontrado:

#!/bin/sh
echo -n > usados.txt
echo -n > livres.txt

net=192.168.1.
for i in `seq 1 254`; do
     ping -c 1 $net.$i >/dev/null 2>&1;
     if arp -n | grep -q "^$net.$i "; then
         echo $net.$i >> usados.txt
     else
         echo $net.$i >> livres.txt
     fi
done

--
Eliphas

andre silva, @ 06/12/04 - 19:19:

> bom nao testei mas fazendo um aqui rapinho ...
>
> RANGE="192.168.1"
>
> for i in $( seq 1 254 ); do
>   ping -c 1 $RANGE.$i;
>   if [ $? -eq 0 ];

faltou um "then" após o ponto-e-vírgula aqui