RE: [shell-script] Passar senha através de script!!

From: MrBiTs
Subject: RE: [shell-script] Passar senha através de script!!
Date: Wed, 10 Nov 2004 17:36:32 -0200

<QUOTE>
Oi Gentil, essa explicação tem muito a ver com a resposta a uma pergunta
minha pelo "pinguimbr" e, 5/11 :)
Grato aos dois, mas ainda fica uma dúvida: como o arquivo com a chave
pública fica no diretório do usuário, eu deveria criar um usuário no
servidor somente para executar esses comandos remotos. Como que eu posso
proteger esse usuário do servidor para que este não se torne uma falha de
segurança?
Eu pensei em usar o sudo, mas uns testes que fiz uns tempos atrás, se usasse
um comando liberado pelo sudo com uma pipe, eu podia executar qualquer
comando !!!
</QUOTE>

Como eu fui citado, vou dar meu pitaco :)

Crie um usuario somente para isso, proteja-o com uma senha absolutamente
forte e esqueca essa senha ! Nas permissoes do diretorio desse usuario,
chmod 700 /home/usuario
O diretorio /home/usuario/.ssh obrigatoriamente tem que ser 755, e
/home/usuario/.ssh/authorized_keys tem que ser 644, mas como o $HOME é 700,
somente o usuario terá acesso. Faca isso em ambas as maquinas.

Quando voce estiver no servidor e precisar acessar essa conta, su - e,
depois su - usuario e vc terá acesso a ele sem necessidade de senha.
Obviamente, sua senha de root deve ser algo extremamente protegido

Um abraço

MrBiTs