Re: [shell-script] dúvidas de um leigo

From: ltcosta
Subject: Re: [shell-script] dúvidas de um leigo
Date: Fri, 24 Sep 2004 16:34:05 -0300 (BRT)

 Olá júlio,

de início dê uma lida no:

man adduser
man passwd

e verifique os files .profile e .bash_profile .login (dependendo do shell)

em /etc encontra-se tb alguns arquivos de gerenciamento de contas. Sobre
scripts, vc poderá encontrar boas dicas em:

http://www.dicas-l.unicamp.br/dicas-l/20040721.php

 qq coisa!!

 t +

>   Boa tarde , estou começando a trabalhar num laboratório de
> informática cujo sistema operacional é o linux . Qto a utilizaação
> deste sistema , não tenho problemas , visto que a interface do mesmo
> é bem simples e não apresenta dificuldades . O problema é que eu vou
> trabalhar no servidor como root . Aí eu preciso daqueles comandos de
> linha que uma vez eu aprendi e já esqueci por falta de uso ... tipo
> comandos para criar contas (usuários) para checar contas , etc . Quem
> puder me ajudar e me dar uma luz , eu agradeço . Pelo menos se
> [...]

+%             Luciano Tavares               %+
+% address@hidden; icq:232852036%+

Universia Brasil. Em todas as fases da vida acadêmica.
Acesse o portal e confira nossos serviços e benefícios:
http://www.universiabrasil.net/