RES: [shell-script] shell-script se compila?

From: Julio Cezar Neves - DATAPREVRJ
Subject: RES: [shell-script] shell-script se compila?
Date: Thu, 9 Sep 2004 09:36:06 -0300

Fala Bari! Como estão as coisas aí em de Recife?

Respondendo à sua pergunta: Existe um "compilador" shell desenvolvido por um
universitário da Espanha, cuja URL vc poderá encontrar na lista, já abordei
esse assunto anteriormente.

Por que escrevi compilador entre aspas? Porque, no duro, ele não compila o
shell, mas gera um programa em C que, este sim, é submetido ao gcc, gerando
um código objeto executável.

Não conheço o código fonte deste "compilador", mas me parece que o que ele
faz é colocar cada instrução dentro de um cmd system do C, assim, se uma
linha do seu script fosse ls -l, ele seria colocada dentro de um prog em C
assim:

system ("ls -l");

Bem, existem outra formas de se fazer isso (com o popen p. ex.), mas a mais
provável é essa, e se assim for, vc não teria ganho de performance, já que o
cmd system chama o shell para executar o cmd. O ganho que vc teria seria o
de esconder o fonte, mas como vivemos a era GPL...

Se vc resolver testar o produto me avise que de repente podemos até
trabalhar juntos (aí em Recife, é claro;), mas de qq forma, gostaria que vc
me informasse o resultado dos testes.

[ ]s,
Julio Cezar Neves
- Gerente do Programa de Software Livre -
Tel:+55 21 2528-7070 / +55 21 8112-9988
Fax: +55 21 2528-7646