RES: [shell-script] ^M

From: Julio Cezar Neves - DATAPREVRJ
Subject: RES: [shell-script] ^M
Date: Mon, 26 Jul 2004 21:03:03 -0300

Pessoal, acho que a melhor forma de resolver este problema é com o comando
tr. Basta fazer:

Prompt> cat arq | tr -d "\015"

  Onde: a opção -d deleta os caracteres e \015 é o octal de ^M (que
corresponde o carriage return). Veja o teste:

Prompt> cat -vet d
1^M$
2^M$
3^M$
4^M$
5^M$
6^M$
Prompt> cat d | tr -d "\015" | cat -vet
1$
2$
3$
4$
5$
6$

Se vc fizer um cat -vet no seu arquivo vc verá que os caracteres de controle
serão exibidos, e o $ representa o enter (line feed). Então eu tinha
registros de 1 a 6 terminados com cr+lf (^M+^J) e após o uso do tr sobrou
somente o que interessava.

Não esqueça que a saida deverá ser direcionada para outro arquivo senão as
alterações refletirão unicamente na tela. A solução completa então seria:

Prompt> cat arq | tr -d "\015" > arq.limpo
Prompt> mv -f arq.limpo arq

sucesso,
Julio Cezar Neves
- Programa de Software Livre -