Re: [shell-script] descobrir qual coluna está a string

From: Miranda
Subject: Re: [shell-script] descobrir qual coluna está a string
Date: Tue, 13 Jul 2004 08:40:36 -0300

Veja o exemplo :

/tmp>cat x
aba  louca
saba
tchaba

iama baba
tulah sgaba

ituaba

mala

/tmp>awk '{printf"lin ->%d : col->%s\n",NR,index($0,"aba")}' < x
lin ->1 : col->1
lin ->2 : col->2
lin ->3 : col->4
lin ->4 : col->0
lin ->5 : col->7
lin ->6 : col->9
lin ->7 : col->0
lin ->8 : col->3
lin ->9 : col->0
lin ->10 : col->0

Não sei o que acontecerá no caso de mais de um casamento na mesma linha
teste aí e nos diga :o)