Re: [shell-script] como iniciar um script

From: Aurelio Marinho Jargas
Subject: Re: [shell-script] como iniciar um script
Date: Fri, 25 Jun 2004 13:50:35 -0300 (ART)

oi andré,

--- André_Zavan <address@hidden> escreveu:
> nunca fiz nenhum script em linux, estou iniciando neste sistema
> operacional

opa, seja bem-vindo!

> tenho visto algumas dicas de scripts e que eles devem
> comecar com # !/bin/bash.

pequena correção, não tem espaço entre o # e a !, é
tudojunto.

> quando vamos fazer um "script" em dos digitamos:
>
> copy con nomedoarquivo.bat (so pra mostrar a hora)
> time
> ctrl + z (grava o arquivo)
>
> ja no linux quando digito # !/bin/bash me da uma msg de event not
> found

o #!/bin/bash não é pra ser digitado na linha de comando,
ele deve ser a primeira linha dentro do arquivo.

abra seu editor de textos preferido e coloque na primeira
linha:

     #!/bin/bash

assim, tudo junto e sem espaços em branco antes ou depois.
na segunda linha, coloque um comando qualquer para ver se
está funcionando:

     echo "hello word"

escolha um nome para o arquivo, digamos "teste.sh", salve-o
dentro do seu diretório HOME ou no /tmp. feito isso,
execute-o com o comando

     sh /tmp/teste.sh

(supondo que o arquivo foi gravado no /tmp)

tem mais alguns detalhes envolvidos nisso, mas por hora isso
já deve funcionar para você começar a brincar.

caso ainda não tenha escolhido o editor de textos, use o
nano. como segunda alternativa, o mcedit. isso contando
que você está no modo texto. se estiver no modo gráfico,
usa o primeiro que encontrar no menu :)

depois dê uma olhadela nessa apostila que pode ter coisas
interessantes pra você que está iniciando:
http://aurelio.net/shell/apostila-introducao-shell.pdf

falou!

=====
--
Aurelio Marinho Jargas, Curitiba, Conectiva
A odisseia verde no FISL http://aurelio.net/curso/fisl

Yahoo! Mail - agora com 100MB de espaço, anti-spam e antivírus grátis!
http://br.info.mail.yahoo.com/