nivel da lista

From: Aurelio Marinho Jargas
Subject: nivel da lista
Date: Thu, 24 Jun 2004 15:00:21 -0300 (ART)

alou,

--- Eduardo Lima escreveu:
> Não foi minha intenção de baixar o nivel da lista, e
> acredito q não o fiz, mas se foi o q aconteceu, peço
> mil desculpas a todos.

agora que a confusão já passou, queria aproveitar o embalo
e falar sobre o assunto "nível" da lista. não o nível no
sentido de baixaria, mas nível no sentido de iniciante ou
guru.

algumas pessoas me disseram em PVT que têm medo ou ficam
constrangidos de postar dúvidas aqui na lista por julgarem
o nível dela muito alto. também já ouvi queixas de que
algumas respostas são muito ásperas com iniciantes.

bem, eu não sou criador da lista e nem moderador, mas estou
nela faz alguns anos já e tento participar conforme o tempo
livre deixa, por isso vou dar o meu pitaco.

essa lista sempre foi um lugar bacana com pessoas bacanas,
não importando o nível de conhecimento de cada um. aqui temos
de tudo, desde pessoas que nunca usaram a linha de comando e
querem aprender uma linguagem de programação fácil até gurus
com livro de shell no currículo como o amigo julio neves.

todos aprendemos aqui, quem não sabe muito tem em cada mensagem
um conceito novo, um desafio ao aprendizado. quem já é experiente
continua aprendendo com dicas diferentes e peculiaridades
de outros sistemas como UNIXes antigos.

da descrição da lista no Yahoo!:

"O objetivo desta lista é debater o assunto programação shell
 script no Linux. Em português / no Brasil."

não está escrito "nível iniciante" ou "nível guru", essa
lista é para todos os níveis, e por isso ela é bacana.

enfim, aos iniciantes, queria deixar a mensagem que não tenham
medo de perguntar. é claro, uma pesquisa prévia tem que ser
feita, uma lida na man page, uma pesquisada no google e claro,
no histórico da lista. e se você não sabe nem como pesquisar,
então pergunte isso primeiro :)

aos que respondem, peço paciência e lembrança que cada um aqui,
sem exceção, um dia foi 100% leigo em shell e se confundia ao
usar ', " ou `. Peraí, mas pra quê serve o ` mesmo? ;)

mmmmm, isso agora me fez pensar que seria legal ter um FAQ com
as dúvidas mais comuns da lista. uma rápida googlada me mostrou
que já tem um FAQ de shell em inglês:

http://home.comcast.net/~j.p.h/cus-faq.html

taí, quem tem um tempo livre, sabe inglês e quer contribuir com
software livre e a comunidade shell, era uma boa traduzir esse
documento pra português. só antes é bom contactar o autor para
fazer o 'lock' e não correr o risco de duas pessoas traduzirem
ao mesmo tempo.

ah, cansei de escrever.

falouzz.

=====
--
Aurelio Marinho Jargas, Curitiba, Conectiva
A odisseia verde no FISL http://aurelio.net/curso/fisl

Yahoo! Mail - agora com 100MB de espaço, anti-spam e antivírus grátis!
http://br.info.mail.yahoo.com/