Re: RES: [shell-script] Quebrar strings

From: Gilberto Martins
Subject: Re: RES: [shell-script] Quebrar strings
Date: Tue, 22 Jun 2004 15:16:42 -0300

Em Ter, 2004-06-22 às 14:20, Fernando Lemes da Silva escreveu:

>     Por exemplo.. queria tirar os dois ultimos caracteres da string
> arquivo="/etc/arquivo.config" usando este tipo de recurso, sem ter que
> apelar para o sed ou cut.. é possivel ?

Acaba de me ocorrer outra possibilidade:

# arquivo="/etc/arquivo.config"
# echo ${arquivo:0:$((${#arquivo}-2))}
/etc/arquivo.conf

Parafraseando Jack, o grande filósofo da solucionática, vamos por
partes.
Do mais interno :

${#arquivo}     => Comprimento de $arquivo
$$(( ${arquivo} - 2 ))  => Subtrai 2 do comprimento total
${arquivo:0:XXX}        => Retorna XXX caracteres de $arquivo,
                           Começando no caracter 0 (primeiro)

Espero ter podido ajudar.

[]s

Gilberto Martins <g . martins (at) pobox . com>