Re: RES: [shell-script] Quebrar strings

From: Gilberto Martins
Subject: Re: RES: [shell-script] Quebrar strings
Date: Fri, 18 Jun 2004 13:58:11 -0300

Olá.

Creio que eu não me preocuparia com a quantidade de campos, mas com a
quantidade de delimitadores. Aí me surge a dúvida: Como contar quantas
vezes um dado caracter ocorre em uma string ? Vejam o exemplo:

var="casa;bola;mundo;bela;boca;teste"

Qual função me daria a quantidade de ";" nesta string ?
Para exemplificar, escrevi estas linhas:

     1  #/bin/sh
     2  echo
     3  echo "Digite a string sem espaços e com o delimitador \";\""
     4  echo -n "String: "
     5  read VAR
     6
     7  FieldCounter=0
     8  for i in `seq 0 $((${#VAR}-1))`
     9  do
    10          [ ${VAR:$i:1} == \; ]&&((FieldCounter++))
    11  done
    12
    13  echo
    14  echo "Existem $FieldCounter delimitadores ;"

Gostaria de saber se existe uma forma melhor de tratar isto.

[]s