Re: [shell-script] Linhas no Arquivo

From: opa
Subject: Re: [shell-script] Linhas no Arquivo
Date: Wed, 02 Jun 2004 23:54:53 -0300 hrN

Alou Ronei:

Em algumas situações eu também quero os logs em ordem cronológica
reversa. Não sei se atende a sua expectativa, mas nos scripts onde
uso isso e, supondo que o arq de log se chame prog.log, faço o
log assim:

o script faz o log > tmp.log
1.depois um cat prog.log >>tmp.log
2.em seguida rm prog.log
3.e finalmente mv tmp.log prog.log
daí continua o script propriamente dito

Como isso pode ocorrer em vários pontos de script e em vários scripts,
tenho uma funçãozinha que cuida das três linhas numeradas da sequência
acima e faço a chamada a ela onde desejo.

Talvez existam soluções prontas específicas para fazer isso. A vantagem
de você mesmo fazer é que você escolhe tudo, por exemplo, pode deixar
todos os lançamentos em ordem reversa ou, deixar todos os registros de
cada execução de script em ordem direta e as execuções ordenadas
reversamente.

Outra vantagem de fazer no script é que geralmente o log está pronto e
como desejado, dispensando tratamentos posteriores. Claro que dependendo
da quantidade de processamento da sua máquina e do tamanho dos arquivos
de log, esta filosofia pode ser inconveniente.