Inserir linhas em determinada parte do arquivo..

From: Tiago
Subject: Inserir linhas em determinada parte do arquivo..
Date: Wed, 2 Jun 2004 01:17:49 -0300

Olá pessoal das conchas!!!

Boa noite, ótimo horário para trabalhar não?

Bem, tenho algo que para mim, parece um pouco cabeludo..

Preciso fazer o seguinte, ler um arquivo, excluindo determina
linha nele e no lugar dessa linha, adicionar 3...
Para excluir pensei em :

grep -v ^TEXTO PARA EXCLUIR arquivo.txt > novoarquivo.txt

Mas, não sei como fazer para ele inserir as novas linhas no mesmo lugar :(

Alguém tem alguma sugestão?

[]'s

Tia