Re: Re[2]: [shell-script] 3 echo em 1 linha

From: opa
Subject: Re: Re[2]: [shell-script] 3 echo em 1 linha
Date: Mon, 31 May 2004 17:42:39 -0300 hrN

Quando li na sua mensagem achei que você estava nervoso. Daí consultei a única
fonte, que por enquanto tenho, e não percebi citação a esse significado.
http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx?pal=pica

Infelizmente não sei de fontes brasileiras online. :(

Será que estou usando isso em scripts e nem sei!? :)
Esse é um dos momentos em que ter mais referências é conveniente, como
citei em outra ocasião.

"... o comando entre crase vc diz ao shell ..."

Como eu e os novatos estamos aqui aprendendo acho importante citar que,
pelo que sei, `commando` ou $(commando) faz com que a saída dele substitua
a chamada naquele ponto após a execução, tanto que os programas citados
são binários não sendo executados em um outro shell, até onde sei.

Quanto às aspas elas são importantes para que alguns comandos e programas, o
echo, por exemplo, ou seria o próprio shell?, respeitem o que está contido no
intervalo. Aliás o echo é ótimo em sumir com espaços e tabs quando são
subsequentes e não estão "aspados".

Para diferenciar experimente aí, em um console ou xterm:
echo  "          $(whoami)          `date`      "

Agora retire as aspas e veja o resultado.

Acho que as aspas definem que aquilo é uma string única que deve ser
reproduzida como foi escrita, sem cortes.