Re: [shell-script] Mercado de trabalho

From: Gilberto Martins
Subject: Re: [shell-script] Mercado de trabalho
Date: Thu, 06 May 2004 08:25:07 -0300

Em Ter, 2004-05-04 às 19:39, Edson Olivio escreveu:

> Por favor,
>
> Gostaria de saber se o conhecimento em programação Shell-Script melhora as
> chances no mercado de trabalho ???

O conhecimento de shell vai melçhorar o teu dia-a-dia como
administrador. Não se pede conhecimento em shell. Isto é obrigatório.
Pense em inglês: antes era um baita diferencial. Não se pedia, mas quem
conhecia estava à frente dos concorrentes. Hoje qualquer um tem. Não é
um diferencial, é ponto obrigatório.

>  Qual outra linguagem posso estudar em paralelo com o shell-script ???

Pensando na palestra do Julio na LinuxChix, shell é básico para
automatização de tarefas. Já vem com o sistema, é mais rápido, etc. odes
querer usar o Perl, mas este é vez por outra atualizado, é interpretado,
é modular. Considere, apesar disso, que todo mundo desenvolve módulos
para Perl, permitindo que muitas tarefas já tenham soluções.

> As empresas estão reconhecendo o poder do programador Shell-Script ???

Não existe esta função (não que eu conheça). Existe administradores que
são bons ou muito bons em shell.

Gilberto Martins <g . martins (at) pobox . com>