Re:_[shell-script]_escrever_até_encontrar_determinada_string

From: Felipe Kellermann
Subject: Re:_[shell-script]_escrever_até_encontrar_determinada_string
Date: Wed, 14 Jan 2004 18:56:10 -0200 (BRST)

On Wed, 14 Jan 2004 11:17am  -0800, moysespr wrote:

> gostaria de juntar:
> <&3
> <<.
> e experimentar, dispensando cat, etc.

        Vai precisar de algum `cat' para fazer estes redirecionamentos.
        Poderia fazer sem, também, mas de outra forma.

> Eu vinha usando o read do bash e o echo com sucesso, mas ao surgirem linhas
> como esta "a\\bc" coisas indesejadas começam a acontecer. O melhor é uma
> escrita/leitura binária, sem interpretações, que acredito, o < e o > podem

        Mas o arquivo está em qual formato? O problema é apenas com estes
caracteres de controle? Poderia ler eles com '-r'. Mas se o arquivo não é
um texto simples, e contém por exemplo algum caractere NUL, já pode ficar
um pouco mais complicado, mas ainda assim possível. Lembro que uma vez eu
já andei pensando sobre isto, enquanto fazia algumas transferências por
meio de co-processos ou devices especiais).

> A questão é como juntar isso?!

        Faz um pouco diferente, talvez. Mas sem `cat', também! :-)
        Arquivo convertido, teste:

00000000  6c 5c 6e 5c 5c 61 0d 0a  2e 0d 0a 66 0d 0a  |l\n\\a.....f..|
0000000e

        Padrão, P=$(echo .\\r); Resultado:

$ while read -r f && [ "${f%$P*}" ]; do echo "$f"; done < teste
l\n\\a

        Observação: Continua com o mesmo tipo de quebra de linha na saída,

--
Felipe Kellermann