RES: [shell-script] Como anular um RM

From: Marcos Vinicius Barbosa Sabatino
Subject: RES: [shell-script] Como anular um RM
Date: Tue, 23 Dec 2003 08:30:53 -0300

Ok, obrigado.

        ----- Mensagem original -----
        De:             moysespr [SMTP:address@hidden]
        Enviada em:             segunda-feira, 22 de dezembro de 2003 22:23
        Para:           address@hidden
        Assunto:                Re: [shell-script] Como anular um RM

        Há algum tempo apaguei, pelo que me lembro um único arquivo.
Pesquisei à época
        e montei um script, a data dele é 14/02/03. Confesso que não me
recordo se
        resolveu meu problema na ocasião. Chamei-o de undelete. Ei-lo, na
íntegra:

        ------
        if [ ! "$2" = "" ];then
         if [ "$3" = "" ];then
          if [ ! -r $2 ];then
           #(echo lsdel;echo quit)|debugfs /dev/hda6 >lista.del
           (echo lsdel;echo quit)|debugfs $1 > $2
          else
           echo Arquivo $2 já existe. Primeira linha seguida das últimas 23
linhas:
          fi
         fi
         head -n 1 $2|cut -c11-
         tail -n 23 $2
         #echo 'dump <246065> /src/recovered.000'|debugfs /dev/hda6
         if [ ! "$4" = "" ];then
          echo 'dump <'$3'> '$4 | debugfs $1
         fi
        else
         echo
         echo 'Para arquivos grandes vide:'
         echo
'http://www.praeclarus.demon.co.uk/tech/e2-undel/html/howto-10.html'
         echo
         echo Tenta recuperar arquivos de até 12 blocos, deletados em
partições ext2
         echo 'uso: undelete <partição> <arq_inodes> [inode] [arq_recup]'
         echo 'fase 1:'
         echo '  partição - onde estava o arquivo. ex.: /dev/hda6'
         echo '  arq_inodes - saída da pesquisa, em outra partição, ex.:
        /mnt/hda8/inodes1'
         echo 'fase 2:'
         echo '  inode - número do inode a recuperar (primeiro campo da
lista), ex.:
        183934'
         echo '  arq_recup - arquivo recuperado, usar outra partição, ex.:
        /mnt/hda8/recup1'
         echo
        fi
        ------

        Espero que possa te ajudar de alguma forma.
        A primeira coisa que você deve lembrar é de usar o mínimo a partição
onde
        estava o seu diretório, pois a cada operação de escrita há chance de
algum dos
        seus blocos de dados ser sobrescrito. Se for a partição de trabalho
do sistema
        ele pode estar fazendo isso na sua operação normal. Seria ótimo
poder "bootar"
        outra partição para preservação, até a solução ou desistência.

        Tudo o que sei está nesta mensagem. Boa sorte!

        --- Marcos Vinicius Barbosa Sabatino <address@hidden>