Comparar um variavel de leitura com um arquivo que esta fora do scr

From: flavinhoteodoro
Subject: Comparar um variavel de leitura com um arquivo que esta fora do scr
Date: Wed, 26 Nov 2003 13:29:19 -0000

eu gravo a entrada do usuario em r1.
e gravo a entrada da senha no r2.

Eu tenho um arquivo que chama usuario ele esta neste formato:
flavio:teste

Eu uso o grep e o cut -f1 -d ":" para filtrar a primeira coluna, e
gravar a saida no r3 onde a primeira coluna e usuario

Eu uso o grep e o cut -f2 -d ":" para filtrar a segunda coluna, e
gravar a saida no r4 onde a segundacoluna e a senha

depois eu tendo comparar se o "$r1$r2" e igual ao "$r3$r4" se for ele
entra se nao ele sai.

$r1$r2 = flavioteste
$r3$r4 = flavioteste

so que eu nao consigo entrar, o script esta logo abaixo, se alguem
poder me ajudar agradeco, Flavio Teodoro

    tput cup 05 20;
    echo "Digite usuario e Senha"
    tput cup 06 20;
    echo "Usuario..: "
    tput cup 06 31;
    read  r1;
    grep "$r1" usuario | cut -f1 -d ":" >  r3 ;
    tput cup 07 20;
    echo "Senha....: "
    tput cup 07 31;
    read r2;
    grep "$r1" usuario | cut -f2 -d ":" >  r4 ;
    if  [   "$r1$r2"   =    "$r3$r4"    ]
    then  sh entra
    else sh sai
    fi