Re: [shell-script] Fwd: Desenvolver Shell Script

From: Fernando Lemes da Silva
Subject: Re: [shell-script] Fwd: Desenvolver Shell Script
Date: Tue, 11 Nov 2003 11:45:16 -0300

   Bom dia pessoal,

   Resolvi brincar com o probleminha proposto mas estou encontrando
dificultades na validacao da entrada do usuario. Estou usando algo como
ip1=$(echo "$ip" | cut -d "." -f 1)   para pegar cada pedaço do IP e depois
comparar se está no intervalo 0-255, porém esta dando erro quando $ip1 fica
vazio... o test diz "integer expression expected" pois está comparando
"" -lt "0" e "" -gt "255".

   Alguem sabe se da pra fazer um cast da variavel forçando ela como valor
numerico ? Tentei multiplicar por 1 usando $[$ip1 * 1] e $[0$ip1 * 1] mas
não está funcionando adequadamente..   Se alguem puder ajudar...

   []'s
   Fernando Lemes