Re: [shell-script] Apagar arquivos antigo

From: moysespr
Subject: Re: [shell-script] Apagar arquivos antigo
Date: Thu, 16 Oct 2003 19:22:31 -0700 (PDT)

Se o relógio da máquina que data o backup é confiável, eis uma idéia,
dispensando o tratamento da parte variável do nome do arquivo.

ls -t1 # lista arquivos do mais novo para o mais velho, 1 por linha

sed 1,5d # apaga linhas de 1 a 5

ls -t mysql-*|sed 1,5d

a linha acima deverá te dar os nomes dos arquivos a apagar,
escondendo os 5 mais novos; precisa tratar avanço de linha, saída
nula, etc.; são só detalhes, a filosofia está colocada

Outra opção bem simples é o teu atual script de backup, ao concluir
com sucesso, apagar o arquivo mais velho do mesmo prefixo, com algo
do tipo:
rm `ls -t1 mysql-*|tail -n 1`
Aqui basta você ter o número de nomes de arquivos que deseja e o
script deverá manter a quantidade. Acho mais arriscado que o
anterior. Talvez até o anterior ficasse melhor usando "cut"
(resultado do ls já sem os lf).

Backup seguro é aquele a léguas do original, exclusive para queda de
grandes meteoros. :)

Boa Sorte!