Re: [shell-script] mail-shell-script

From: Felipe Kellermann
Subject: Re: [shell-script] mail-shell-script
Date: Tue, 29 Jul 2003 18:25:59 -0300 (BRT)

On Mon, 28 Jul 2003 10:31pm  -0700, moysespr wrote:

> Estou respondendo na lista pois alguem pode ter o detalhe do "envio".
>
> Uso bash, mas meu slackware 8.1 não tem /dev/tcp. Procurei na net e
> só vi referência a esse device em Solaris.

        A versão da bash do slackware 8.1 deve ser > 2.04. Os devices
especiais tcp e udp são montados como padrão. Até agora eu só vi o debian
montar a bash sem esses devices. Até às vezes quando preciso trocar algum
arquivo de forma rápida com algum amigo, para não precisar ficar abrindo
serviços (como ftp, por exemplo), normalmente deixo um script para enviar
o arquivo direto para um nc que eu então deixo esperando, é prático, quase
todos têm a bash, mas nem todos tem o nc.

> Achei no meu sistema o nc (netcat - 18,6kB). Parece funcionar OK, mas
> neste mundo de spammers não consigo fazer uma entrega direta e nem
> via relays; meu IPzinho dinâmico discado é recusado. Foi essa entrega
> que citei no email anterior; não gostaria de depender de SMTP servers
> para fazer o envio através da internet ao destinatário. Sou um
> usuário de WorkStation Linux apenas, não tenho servidores e só
> rodaria um MTA local se for estritamente necessário.

        Mas aí fica difícil mesmo, hoje em dia não vai dar.
        Melhor deixar para algum servidor.

> Há tempo tentei acertar o sendmail no meu Slack para envio direto,
> mas não consegui. Já instalei outras distribuições para testes e, sem
> especificar qualquer SMTP server o envio ocorreu em algumas. Não
> achei a diferença (no sendmail) e não abro mão do Slack.

        Existem diversos pequenos "entregadores" que você poderia usar.
        Um deles é o ssmtp, por exemplo, nullmail, vários outros.

> Aparentemente o script (usando nc) funciona a questão agora é, como
> atingir o destinatário?

        msh <servidor/porta> <destinatário> <mensagem> [remetente]
        observação: era apenas teste e exemplo, faltam coisas básicas:
$ msh localhost/25 root 'olá!'
220 cordel ESMTP Postfix
250 Ok: queued as E6CA11AD

--