Re: [shell-script] nome de diretorio com espaco

From: Felipe Kellermann
Subject: Re: [shell-script] nome de diretorio com espaco
Date: Sun, 20 Jul 2003 01:21:33 -0300 (BRT)

On Sat, 19 Jul 2003 5:49pm  -0300, ClycioC wrote:

> Olá, pessoal
>
> Estou com uma dúvida que não estou conseguindo resolver:
>
> for Dir in `ls /algum/lugar`;
> do
>    ls /algum/lugar/$Dir;
> done;

        Um lugar com dois diretórios com espaço e um arquivo:

$ mkdir a\ b c\ d && touch e\ f
mkdir: created directory `a b'
mkdir: created directory `c d'
$ for i in *; do test -d "$i" && ls -d -- "$i"; done
   3937    1 a\ b/
   3938    1 c\ d/
$ type ls # para ficar mais claro o resultado
ls is aliased to `ls -i -I "-i" -n -s -b -F -C -G -B'

        `for i in *'
        Já lista o conteúdo do diretório.

        `test -d'
        Verificamos se de fato estamos trabalhando com um diretório.

        `ls -d --'
        Listamos apenas a ocorrência do diretório "i", não o conteúdo.
        Evitamos problemas com valores de "i" iniciados por "-" (wd!).
        Podemos usar `echo' em i se for apenas para pegar os nomes.
        Se forem só diretórios, basta `echo "" *'.

        Se precisa ser recursivo, podes fazer o `for' com uma saída de um
comando ls ou fazer uma função e apenas adicionar um `&& f "$i"' à linha,

--
Felipe Kellermann