Dúvidas sobre permissão em Arquivos / Diretórios

From: Waldirio M. Pinheiro
Subject: Dúvidas sobre permissão em Arquivos / Diretórios
Date: Mon, 12 May 2003 01:20:33 -0300

                Bom dia Pessoal

        Estou com a seguinte dúvida e gostaria de saber se alguém teria alguma
solução "definitiva ou paliativa". Nos sistema UNIX em geral, quando
definimos as permissões a arquivos/diretórios, definomos para o
dono/grupo/outros, sendo que caso eu tenha uma situação específica, não sei
como implementar ...., segue o problema.

        Suponhamos que tenha em meu ambiente de produção a seguinte situação:

grupo de tecnicos (gp_tec)
grupo administrativo (gp_adm)
grupo rh (gp_rh)

        Tenho os usuários cadastrados nos respectivos grupos. Suponhamos que ao
criar um dir., eu defina o direito de escita para o grupo gp_adm, mas
gostaria de incluir o gupo gp_rg como integrante do grupo gp_adm (todos os
usuários do grupo gp_rh fariam parte do grupo gp_adm). Isto é possível
(lembrando que para o usuário, o mesmo deve ser transparente, sem a
necessidade do mesmo ficar alterando de grupo via command line).

        Por arquivo, como no windows, eu posso definir permissões para mais de
um
usuário, sem a necessidade de utilização de grupos, poderia relizar o mesmo
em sistemas UNI* (algo nativo), por exemplo, em Solaris podemos utilizar as
acl´s, mas aceito outras sugestões.

        Um outro detalhe seria quanto a escrita em diretórios e os arquivos só
poderem ser apagados pelo usuário que os criou, o mesmo pode ser definido
via stick bit no dir., haveria alguma outra forma de se definir o mesmo?

        Haveria alguma implementação via Script e/ou algo do gênero?

        Haveria algum pacote de segurança a ser instalado / implementado para
tais
serviços?

Atenciosamente
Waldirio