Re: [shell-script] analisando logs

From: Listas XTMS
Subject: Re: [shell-script] analisando logs
Date: Thu, 24 Apr 2003 11:33:23 -0300

Galera, vamos lá.

Mexi um pouco no script e ficou assim:

#!/bin/bash
#comeco colocando 1 em total para dar OK na analise.
TOT=1
# tem sempre um infeliz que manda email para address@hidden
cat mail.log.0|tr A-Z a-z|while read mail log
do
#Aqui eu zero o ID. Isso faz com que mesmo IDs diferentes por perto funcionem.
        ID=" "
#descobrindo ID atual
        ID=`echo "$log"|grep "new msg"|cut -d " " -f8`
        if [ ! -z $ID ]
        then
#Se o email foi enviado C/C, ele verifica isso atraves da variavel TOT. Se TOT
> 1 ele imprime o numero de C/C
                if [ "$TOT" != 1 ]
                then
                        echo Fator: $TOT
                fi
#Zera o TOT para evitar problemas no loop
                TOT=0
                # echo ID: $ID
        fi
#Descobre o destinatario
        TO=`echo "$log"|grep "$ID"|grep "to remote"|cut -d " " -f13`
#Se ele nao receber nada, eh pq essa linha nao tem o destinatario
        if [ ! -z $TO ]
        then
                 echo TO: $TO
#armazena o numero de C/C
                 TOT=`expr $TOT + 1 `
        fi
#finalmente o tamanho da mensagem
        BYTES=`echo "$log"|grep "$ID"|grep bytes|grep -v spamd|cut -d " " -f10`
        if [ ! -z $BYTES ]
        then
                 echo
                 echo Tamanho: $BYTES
        fi
done

A saida esta alguma coisa assim:

Tamanho: 6061
TO: address@hidden

Tamanho: 28004
TO: address@hidden
TO: address@hidden
TO: address@hidden
TO: address@hidden
Fator: 4

Tamanho: 5697
TO: address@hidden

Tamanho: 7205
TO: address@hidden
TO: address@hidden
Fator: 2

Agora... Preciso de ajuda pra terminar. O objetivo final desse trabalho todo é
descobrir o volume trafegado por dominio e por usuário.
Quem esteve no 15 GTER sabe do que estou falando. Controle efetivo de SPAM
criando uma taxa por envio de email.
:)

[]'s
Eri Ramos Bastos