CGI em shell

From: Listas XTMS
Subject: CGI em shell
Date: Fri, 21 Feb 2003 18:16:44 -0300

Olá, lista.

Não me sinto um cara muito qualificado para falar sobre isso (alias, nem um
pouco qualificado), mas vou dar uma "peruada", como diz o Júlio.

Um CGI nada mais é do que um executável que gera um HTML.

Ou seja:

#!/bin/bash
echo "Content-type: text/html

<title>teste</title>
OI
exit 0

é um CGI em shell, assim como:

#include <stdio.h>
void main(){
printf ("Content-type: text/html");
printf(" ");
printf("<html>");
prinft("<title>"teste"</title>");
prinft("<body>")
prinft("OI");
prinft("</body></html>");
}

é um CGI em C (não sei se o código funciona, mas a filosofia eh essa).

Ou seja, desde que a saída do CGI seja em HTML, tanto faz a linguagem em que
ele está escrito.
Pode ser Perl, C, Python e pode, para nossa alegria, ser em SHELL.

Isso significa que se você tem um script que faz "sorvete de urubu" em shell
script, é só adaptá-lo para uma saída em HTML e entra via FORM ao invés de $1,
$2, etc...

Para saber mais de CGI em shell script, recomendo esses links:

http://bashlib.sourceforge.net/ (em inglês)
http://thor.info.uaic.ro/~stanasa/articles/NetReport/bashlib/ (em romeno, mas é
fácil entender)

Desculpem se falei alguma coisa errada... hehehe.... :)

[]'s
Eri Ramos Bastos