Re: [shell-script] Re:_Acentua��o_no_Cygwin_

From: aurelio
Subject: Re: [shell-script] Re:_Acentuação_no_Cygwin_
Date: Wed, 18 Dec 2002 13:56:42 -0300 (ART)

oi charles,

--- charleslinux <address@hidden> escreveu:
> Aurélio! uma ultima dúvida: quando faço uma cópia de arquivos
> acentuados do windows p/ o diretório /home/Administrator do cygwin e
> listo os arquivos com ls, são exibidos caracteres estranhos no lugar
> da acentuação e o meu script que trata estes arquivos não funciona.

pois é, aqui também aparece a ? nos arquivos com acento.
pra me livrar desse problema, eu renomeei os poucos arquivos malas
que ainda tinham acento no nome :)

mas apesar do ls não mostrar, o TAB completion do bash entende e
completa certo e os comandos recebem o nome certo, veja:

$ touch blaááa
$ ls blaááa
bla??a
$ rm blaááa
$

pra renomear os nomes de arquivos malas (CAPS, acentos, espaços),
use a zzarrumanome.

$ zzarrumanome --help

renomeia arquivos do diretório atual, arrumando nomes estranhos.
obs.: ele deixa tudo em minúsculas, retira acentuação e troca espaços
em
      branco, símbolos e pontuação pelo sublinhado _
uso: zzarrumanome arquivo(s)
ex.: zzarrumanome *
     zzarrumanome "DOCUMENTO MALÃO!.DOC"    # fica documento_malao.doc
     zzarrumanome "RAMONES - I Don't Care"  # fica ramones-i_don_t_care

ela tá no pacote das funções ZZ (http://verde666.org/zz)

=====
--
aurelio

Busca Yahoo!
O melhor lugar para encontrar tudo o que você procura na Internet
http://br.busca.yahoo.com/