Exibir conteúdo de variável cujo nome está em outra veriável

From: lftalora
Subject: Exibir conteúdo de variável cujo nome está em outra veriável
Date: Tue, 01 Oct 2002 19:48:11 -0000

Amigos,

estou elaborando um script de firewall e esbarrei na seguinte
situação:

Tenho uma variável PORTS="telnet http https"

Para casa uma dessas portas, tenho uma variável com os respectivos
usuários:
   TELNET_USERS
   HTTP_USERS
   HTTPS_USERS

Eu tenho ainda o seguinte laço:

for PORT in $PORTS ; do
   # Criando uma variavel chamada GRP com o nome do grupo de
   # usuarios (convertido para maiusculas) + "_USERS"
   # PORT=telnet -> GRP=TELNET_USERS
   GRP=$(echo $PORT | /usr/bin/tr '[a-z]' '[A-Z]')"_USERS"
   (...)
done

Até aqui, tudo OK. O problema está no "(...)" onde existe o seguinte
laço:

   for USERS in ??? ; do

Eu gostaria que ??? fosse o conteúdo da variável cujo nome está
dentro da variável GRP. Se GRP vale TELNET_USERS, eu gostaria que, no
lugar de "???", aparecesse $TELNET_USERS.

Alguém sabe algum meio de fazer isso? Ou então, conhcem um meio mais
prático de fazer tudo isso?

Muito obrigado!

[]'s

Talora