Email de Retorno

From: André Luiz
Subject: Email de Retorno
Date: Wed, 15 May 2002 13:11:57 -0300

Bom dia a todos!

Alguém da lista teria algum exemplo ou poderia me dar uma idéia de como
fazer um script que rodasse no crontab e fizesse o seguinte:
eu tenho um diretório chamado /home/repres/andira que ficam arquivos que
chegam via ftp de várias pessoas do Brasil, estes arquivos são passados por
representantes da nossa empresa. Esses representantes são denomidados por
número, por exemplo, 0005, 0123, etc... e os arquivos que chegam nos
servidores são p0005123.rem onde "P" é porque é pedido, "0005" é o número do
representante e "123" seria a sequencia do arquivo,  eles tem em suas
máquinas para passarem pedidos, e é gerado uma espécie de arquivo TXT.
Perguntas:
Como eu faço para saber qual arquivo é o novo, sendo que ele rodaria de 5 em
5 minutos por exemplo.
Como eu pegaria o número do representante, que está no arquivo, "0005" no
caso.
E como eu faço, ou melhor quais comandos eu uso para procurar no conteúdo o
do arquivo o número do pedido, qual é o cliente e coisas assim, depois de eu
ter todos estes dados, enviar uma resposta ao representante.

Alguém poderia me auxiliar com isso ou me indicar bons sites que falem sobre
scripts e bons tutoriais na internet.

Agradeço a ajuda de todos e espero ser ajudado de alguma forma, pois não
entendo muita coisa de shell script e estou precisando desenvolver isso com
uma certa urgência.

Obrigado

André Luiz