Re: [shell-script] Expressões regulares

From: Eliphas Levy Theodoro
Subject: Re: [shell-script] Expressões regulares
Date: Mon, 29 Apr 2002 11:06:40 -0300 (BRT)

Raphael Lucas Moita, @ 27/04/02 - 17:20:

> Como faço para essa expressão aceitar apenas números ip válidos :
>
> - Deve possuir 4 campos, isto é,  nº.nº.nº.nº
> - Cada campo deve possuir pelo menos 1 número e no máximo 3.

Simples assim, pode ser:

([0-9]{1,3}\.){3}[0-9]{1,3}

Porém, tem muito número ip não válido que vai entrar aqui.

Tipo, 300.300.300.300

Existem regexes prontas pra isso, dê uma procurada no google.

> E já abusando um pouquinho mais, como faço uma para apenas aceitarem
> caracteres válidos para um username?
> Tipo a-z,A-Z,-,_ e mais alguma coisa que eu possa ter esquecido.

[-A-Za-z_]+

É só colocar os intervalos. Lembre-se que o hífen (-) deve ser
colocado no início/fim dos colchetes pra ser um caractere normal.

--
Eliphas

Anyone sending unsolicited bulk email (UBE, SPAM) to this address will
be charged a $25 handling fee plus a $5 network traffic fee per
started kilobyte. By extracting my address from this message or its
header, you agree to these terms.
Nevertheless, spammers trying to auto-extract addresses from this
message will definitely want to include address@hidden, address@hidden,
and address@hidden