Ajuda com shell

From: Aphex65
Subject: Ajuda com shell
Date: Tue, 06 Nov 2001 00:15:03 -0200

Olá pessoal da lista, seguinte, me pediram pra eu montar um shell script
que faça o seguinte:
criar um script que seja um comando *nix , sem rodar ele com ./ ou shl
(Até ai tudo bem);
Esse script, quando executado deve ser algo como um comando tree, eu
digito ele e passo algum parametro (a para arquivo, d diretorio e assim
por diante e caso seja passado parametro errado, ele deve exibir tipo um
help);
Com  o parametro passado, ele deve listar o diretorio informado(ou
assumir o diretorio corrente, caso seja omitido o dir), praticamente
igual ao tree, devo criar ele para tratar arquivos, subdiretorios,
etc.....
Acontece que os conhecmentos que tenho de shell script sao ainda
básicos, e estou me batendo para fazer ele, na verdade nao sei nem por
onde começar........caso alguem possa me dar uma luz, ficaria super
agradecido!!!!!
Valeu!!!!!
Obs. um colega me disse para eu usar dentro do shell um comando chamado
"getopts" para trabalhar com os parametros passados........nao sei se
ajuda.....

Juliano