RES: [shell-script] Meu script está certo?

From: Julio Cezar Neves - DISB.O
Subject: RES: [shell-script] Meu script está certo?
Date: Tue, 17 Oct 2000 12:55:11 -0300

-----Mensagem original-----
De: Renato Marques Alvim Neto [mailto:address@hidden]
Enviada em: terça-feira, 17 de outubro de 2000 12:07
Para: address@hidden
Assunto: [shell-script] Meu script está certo?
Prioridade: Alta

Alo, amigos...
Olá Renato,

Iniciante que sou nas lides da programação shell, aventurei-me a
escrever um script que fornece as libs das quais depende um programa
instalado via rpm.

Uso o comando rpm --requires -q <nome.do.pacote>, que aprendi com um
colega, o Goeldson.

Ele está funcionando...

Mas tenho dívidas quanto ao teste que faço para saber se o nome do
pacote está coerente.

Eu queria algo como :
if test [ rpm -qa | grep -i '$1' ]
then

Mas não passou.
Renato, o comando "if" testa se a execução de uma instrução foi bem sucedida
ou não. Já o comando "test" ou "[ ]" servem para testar condição e vc deve
usar o "test" *ou* os "[ ]" nunca faça: "test [ ]"
Ou algo como
if rpm -qa | grep -i '$1'
then

ou seja, usar dutos num teste.
esta forma está quase correta. O if está testando se o "grep" foi bem
sucedido, isto é, se o "grep" achou alguma ocorrência de $1 na saída do
comando "rpm".
Eu disse que esta *quase* correta, porque os apóstrofos ('') que envolvem $1
não permitem ao Shell ver que $1 é uma variável, então o "grep" está
procurando o literal $1 na saída do "rpm". Para ficar 100% correto, troque
as apóstrofes por aspas. Assim:
if rpm -qa | grep -i "$1"
then

Além do mais, ele funciona para libc, por exemplo.Fornece libc.so.6 como
dependência.
Mas não acha libc.so.6

Certamente, não consegui uma solução geral, nem o script é o melhor...
Embora funcione...

Assim, tomei a liberdade de submetê-lo à lista, a quem devo todo o pouco
que sei (o pouco,culpa minha, claro), para discutí-lo e aprender mais um
pouco.

Aguardo os comentários.
Mais tarde, gostaria de generalizar para pacotes instalados via tar.gz,
etc.(se tal for possível)

Obrigado a todos...
[]'s
[]s pra vc tb,

Renato Marques Alvim - membro da BSGI
Registered Linux User:114620 Machine:13346
address@hidden - Inscreva-se...

Inscrição:     address@hidden

Sair da lista: address@hidden

Banco Dados:   http://www.egroups.com/group/shell-script