Uma forma mais simples

From: - klayson
Subject: Uma forma mais simples
Date: Fri, 1 Sep 2000 17:19:53 -0300

Oi, grupo.

Queria fazer o seguinte: verificar se o primeiro caracter de uma variável
possui um valor ("X", por exemplo), e em caso afirmativo, fazer com que essa
mesma variável receba o seu conteúdo anterior, só que sem o "X". Tá, eu sei
que a explicação não foi das melhores, então prá ficar mais fácil de
entender, vejam um exemplo de como fiz:

title="XTeste"
if [ `awk 'BEGIN { print substr ("'$title'",1,1)}` = X ]
then
    title=`awk 'BEGIN { print substr("'$title'",2,length("'$title'")-1)}'`
    echo $title
fi

A questão é: tá funcionando certinho, só que eu acredito que existam formas
mais simples e elegantes para resolver esse probleminha. Sugestões?

Ps: A lista anda parada ultimamente. O que houve?

klayson