RES: RES: [shell-script] critica de dados no shell - RESOLVI!!!

From: Julio Cezar Neves - DISB.O
Subject: RES: RES: [shell-script] critica de dados no shell - RESOLVI!!!
Date: Thu, 24 Aug 2000 20:43:06 -0300

> Grande Julio!!!
> 1)Logo apos ter enviado a mensagem, lembrei-me do true, que vi em
> algum ligar.
> Gostei do yes, sim ...
> Mas um detalhe tecnico : primeiro as mulheres dizem nao - nao devemos
> fazer isso! - enquanto vao fazendo,Depois vem o sim ...hehehe.
> Espero que nao haja nenhuma feminista na lista (rimou?)

        Ela diz não,
        mas depois vem o bom do amor, o talvez
        e amanha diz que sim,
        como toda mulher.
        (Vinicius - Lágrima Flor)

> 2)Mandei uma enorme mensagem, para todas as listas de que participo,
> falando sobre o lancamento de seu livro.Nao entendo porque nao
> apareceu ainda!
> Claro que gostei.
> Vou procurar a msg. e dar um fwd.

        Muito obrigado.

> [...]
> cd cur*
> pwd
> obtendo
> /meudir/curso
> fica patente que quem interpreta os meta caracteres e o shell e nao o
> comando cd.
> Porque?
> Sinceramente nao entendi a diferenca entre o exemplo do SOD, la pelo
> meio da pagina :
> dir *
> obtendo todos os arquivos.
> O que me diz que e o comando dir que esta tratando o * ?

        Já que estamos no meio de "linuxeiros" e "unixeiros", posso
confessar: eu estava dando uma gozada no DOS. Este S.O. (se é q ele merece
este título), por ser monousuário, não tem o menor compromisso com
performance, deixando a interpretação dos metacaracteres ser feita pelos
comandos (dir, copy,...).
        Respondendo à sua pergunta, se a interpretação dos metacaracteres
fosse feita pelo shell do DOS (que é muito inexpressivo comparado com o
nosso) se vc fizesse p.ex:
        DOS> type *
        DOS> cd wind*
        deveria acontecer as mesmas coisas que em:
        LINUX> cat *
        LINUX> cd ~/rena*
        O que é bastante fácil de constar que não é verdade.

> 5)Nao sei se o telefone que voce me deu e de sua residencia, por isso
> ainda nao liguei.
>   Se for, I presume Mr.Livingstone, que devo ligar a noite.
> Ligarei hoje, se voce tiver uns 5 min livres para papear.

        Se começar com 246 é da minha casa, 528 é do escritório

> 6)O livro e otimo, voce e sues amigos e familiares tambem o sao, a
> livraria foi muito bem escolhida.
> Esse e o resumo de minha longa mensagem, que se pedeu no eter...

        Muito obrigado, espero q vc tenha gostado. O lançamento terminou às
2:30h da matina. Pena q não deu para vc ficar até o fim.

> 7)Abraco efusivo,,,
>
> Renato

        Grande abraço tb,
        Julio--