RES: RES: [shell-script] grep

From: Julio Cezar Neves - DISB.O
Subject: RES: RES: [shell-script] grep
Date: Fri, 18 Aug 2000 01:11:39 -0300

Olá Renato,

há pouco tempo atrás,  deves ter acompanhado, estava trocando idéia com um
colega nosso de lista sobre os problemas causados pela grande diversidade de
sabores Unix. Em função disto procuro desenvolver meus scripts usando
somente o que me parece "universal" (foi até este o termo q usei na referida
troca de idéias), já que trabalho com diversos fabricantes e distros.

Transcrevo abaixo um pedaço das man pages sobre o fgrep de um Unix-like:
          fgrep searches files for a character
          string and prints all lines that contain that string.  fgrep
          is different from grep and egrep because it searches for a
          string instead of searching for a pattern that matches an
          expression.

Conforme podes ver este não usa expressões regulares, e pra te falar a
verdade acho ótimo, já que justamente por isto este cara tem um algorítmo de
pesquisa super leve que lhe permite dar banho de cuia no grep e no egrep em
termos de performance.

Experimente cronometrar a execução do seguinte script:
Inicio=`date`
find / -type f -print | xargs fgrep -l 'CadeiaDeCaracteres'
echo Hora de inicio $Inicio
date

Depois execute-o com egrep e + uma vez com grep. Amanhã me conte o
resultado.

Hã já ia me esquecendo! Execute como root para não ganhar um monte de erros.

Te vejo na 3a. feira na Ponte de Tábuas. Um grande abraço,