Re: [shell-script] organizar arquivo

From: Eliphas Levy Theodoro
Subject: Re: [shell-script] organizar arquivo
Date: Tue, 18 Jul 2000 19:33:42 -0300 (BRST)

Marcelo Dantas Júnior, @ 17/07/00 - 08:09:

> desta forma o novo arquivo iniciara sempre do zero, se eu quiser
> adicionar mais dados a um arquivo ja existente, este sera zerado!!

errado. acho que você não entendeu a lógica aí.
set -o details...

#!/bin/sh
echo "(a)Adicionar ou (c)Criar um arquivo novo?"
# lê do teclado o que o usuário digitar
read REP
# caso o que ele digitar seja...
case $REP in
    # c ou C, zera o arquivo.
    c|C) echo > final.txt;;
    # a ou A, não faz nada.
    a|A) true;;
    # qualquer outra coisa, sai com código de erro 1.
    *)   echo "opção errada"; exit 1;;
# fim do caso
esac
echo "Digite o arquivo para ser organizado"
# lê do teclado o arquivo a ser lido
read ARQUIVO
# se o arquivo existir, ok.
if [ -f "$ARQUIVO" ]; then
    echo "O novo Arquivo sera final.txt"
    # note o ">>", significando que o conteúdo será anexado ao arquivo.
    cat "$ARQUIVO" | sort | uniq >> final.txt
# se não, dá erro
else
    echo "arquivo não existe."
    exit 1
fi
# fim

--
eliphas

I don't suffer from insanity, I enjoy every minute of it.
Linux for Dummies is a book, not an operating system.