RES: [shell-script] Filtrar arquivo: grep -v micróbio

From: Julio Cezar Neves - DISB.O
Subject: RES: [shell-script] Filtrar arquivo: grep -v micróbio
Date: Fri, 30 Jun 2000 12:32:56 -0300

Grande Rodolfo,
meu amigo, a família de comandos grep possui, que eu conheça, 3 membros, a
saber:
- O famigerado grep: Que aceita uma série de padrões de comparação;
- O fgrep (fast grep): Que só aceita os padrões habituais (metacaracteres);
- O egrep (extended grep): O mais completo, porém mais lento. Te dá chance
de agrupar os argumentos de pesquisa com o uso de parênteses e fazer o "ou"
lógico com barras verticais. Assim, creio que a linha abaixo desturvará a
tua água:

cat arq_agua_suja | egrep -v "(microbio1|microbio2|microbion)" >
arq_aqua_limpa

Grande abraço, Tchê
Julio