RES: [shell-script] Login Unico

From: Julio Cezar Neves - DISB.O
Subject: RES: [shell-script] Login Unico
Date: Thu, 29 Jun 2000 11:43:52 -0300

Olha só esta seqüência de comandos ($ é o meu prompt):
$ who
rlegaria   pts/1        Jun 29 08:37
rlegaria   pts/0        Jun 29 08:36
bolpetti   pts/2        Jun 29 09:10
bolpetti   pts/3        Jun 29 09:13
julio      pts/4        Jun 29 10:44
$ who | cut -f1 -d" " | sort | uniq -d
bolpetti
rlegaria
Desta forma fica fácil a visualização. Vc terá na saída o LoginName das
pessoas que estão com + de 1 sessão aberta.

Mas para fazer o q vc pediu, insira este fragmento de código logo no início
do seu .bash_profile

============================8<CorteAqui>8===============================

# Impede a abertura de 2 sessoes
if  who | fgrep $LOGNAME > /dev/null
then
    echo -e "\07Voce ja' tem uma uma sessao aberta. Tecle <ENTER>"
    read
    exit
fi

Tai o q vc pediu. Mas, acho que proibir o usuário de abrir + de 1 sessão vai
contra os princípios básicos dos sistemas multiusuário/multitask como os
Unix-Like. Pense em outra forma + elegante de fazê-lo que te dou uma força.

Julio