Re: [shell-script] talvez seja uma pergunta absurda...

From: Hugo Cisneiros
Subject: Re: [shell-script] talvez seja uma pergunta absurda...
Date: Tue, 20 Jun 2000 04:54:42 -0300

On Tue, 20 Jun 2000, you wrote:
> Olá pessoal !

Hau

>    Estou iniciando *mesmo* em shell script, e gostaria de saber se tem
> algum comando pra imprimir uma mensagem colorida na tela. por exemplo:
> meu .bashrc tem o comando $(cal).
>   Eu gostaria que esse $(cal) fosse colorido, mas eu gostaria que voces
> me dessem um comando que eu pudesse aplicar em outros tipos de situação
> tambem. Assim, eu já tenho ideia pra criar alguns scripts pra treinar e
> gostaria de aplicar em todas as situações ( pelo menos em algumas) a cor
> nas mensagens de retorno.
>   Espero que eu não esteja falando absurdos.

Isto nao e' um absurdo, e se chama ANSI, que provavelmente seu terminal tem
suporte :) Eu nao tenho nenhum material aqui sobre ansi, mas eu lembro muito
bem de uma zine chamada NearZ (zine raquer), onde a numero 6 da umas
explicacoes MUITO BOAS sobre ANSI... Eu aprendi por la, mas estou meio
enferrujado.

Bem, uma boa referencia para a tabela de cores do ANSI, voce encontra na
propria distribuicao do seu Linux... (Pelo menos aqui no meu Slackware), veja:

/etc/DIR_COLORS
--------
# Below are the color init strings for the basic file types. A color init
# string consists of one or more of the following numeric codes:
# Attribute codes:
# 00=none 01=bold 04=underscore 05=blink 07=reverse 08=concealed
# Text color codes:
# 30=black 31=red 32=green 33=yellow 34=blue 35=magenta 36=cyan 37=white
# Background color codes:
# 40=black 41=red 42=green 43=yellow 44=blue 45=magenta 46=cyan 47=white
--------

Bom, agora ja dei uma impulsionada em voce, se eu conseguir encontrar a zine
que ensina, eu te dou o endereco.

[]'s
Hugo