Re: [shell-script] OLA!

From: Hugo Cisneiros
Subject: Re: [shell-script] OLA!
Date: Wed, 7 Jun 2000 11:51:28 -0300

On Wed, 07 Jun 2000, you wrote:
> Sou o novo usuario da lista.
> Meu nome é clovis.
> Utilizo Linux Debian 2.3 Woody.
> Gosto de shell scripts. Tenho o que aprender, mas aprendo rapido. :)
> Vamos ver no que vai dar.

Seja bem vindo, espero que voce consiga aprender tudinho, e se torne um belo
craque no assunto! Estamos aqui para aprender, e para ajudar uns aos outros.

Aproposito, uma otima coisa para se aprender e' desenvolver projetos. Se voce
ja tem uma base de como fazer shell scripts, crie um projeto! Pode ser sobre
qualquer coisa, contanto que explore seus conhecimentos... Voce deixar o
projeto perfeito ajuda a acostumar com a linguagem. Quando eu fazia meus shell
scripts, eu sempre fazia projetos, e isso era bom demais para se aprender.

Agora se voce tem duvida em o que fazer no projeto, voce pode simplesmente
deitar na cama, olhar para o teto, e ficar pensando em uma ideia. Se depois de
horas voce nao conseguiu ideia nenhuma, saia por ai procurando(1) programas e
tente faze-los sem olhar o codigo-fonte. E' um bom exercicio.

(1) - Um bom comeco e' um "file /usr/sbin/ | grep shell"

E' o que eu faco atualmente, enquanto estudo PHP. Depois de fazer algumas
coisinhas e aprender a base e a logica do PHP, eu criei o projeto Eitchdot,
baseado no site de noticias Slashdot (http://www.slashdot.org) e comecei a
implementar todas as caracteristicas. Lancei o codigo para quem se interessar
(http://eitch.virtualave.net/eitchdot/) e a cada dia vou implementando cosias.
Tanto e' que atualmente a versao em desenvolvimento ja possui muitas e muitas
coisas que o Slashdot tem, como uma "poll", comentarios, cadastramento de
usuarios, sistema de topicos, partes de administracao, e muitas outras
coisinhas. E olhe que eu fiz tudo isso sem olhar para nenhum codigo de nenhum
codigo de outro site! Apenas peguei o PHP3 Manual e comecei a fucar em tudo.

Espero que seja um bom conselho para voces!

> Clovis

[]'s
Hugo