libreplanet-br

Re: Próximas ações e atividades do LibrePlanet Brasil

From: Lunovox
Subject: Re: Próximas ações e atividades do LibrePlanet Brasil
Date: Fri, 20 May 2022 06:53:45 -0300

Sou funcionário público, apoiador do software livre, e programador de mods para minetest em horas vagas. Mas, o que mais tenho dificuldade sobre o método de trazer mais pessoas para se tornarem usuários prioritários do software livre.

Várias vezes quando tento sugerir o mensageiro instantâneo que utilize protocolo xmpp nos celulares dos leigos. Eles me olham desconfiado como se eu estivesse vendendo um produto ou tentando instalar algum malware em seu celulares.

Já teve até alguém na minha família que teve a pachorra de me dizer que encontrou na internet um artigo dizendo que o Conversations (app de protocolo xmpp para celulares) é perigoso, e que as pessoas não deveriam abandonar o WhatsApp para utilizar esses mensageiros instantâneos alternativos.

O maior desafio é que o público leigo não conhece os aplicativos que estão sobre licença de software livre. O público leigo só conhece os aplicativos proprietários que são anunciados pelas grandes empresas.

Já que muitos apoiadores de software livre também são criadores de conteúdo. **Porque não incluir no meio do conteúdo pequenas propagandas de 30 segundos apenas sugerindo alguns softwares livres específicos que podem ser usados por leigos?**

Exemplos: conversations, jitsi, mumble, k9 mail, peertube, e etc?

Quanto maior for o número de usuário de software livre, mesmo que ainda não sejam apoiadores no início, menor será a resistência que haverá na comunidade leiga quando alguém sugerir algum software livre específicos para amigos e parente utilizarem para comunicação.

O Brasil é muito carente de informações neste sentido.