libreplanet-br

Re: Sugestão de notebook compatível com GNU/Linux

From: Jorge P . de Morais Neto
Subject: Re: Sugestão de notebook compatível com GNU/Linux
Date: Fri, 09 Jul 2021 10:36:29 -0300

Olá!

Em [2021-07-07 qua 10:44:10-0300], Marcus César escreveu:

> Utilizo o PureOS num notebook Dell (que infelizmente não sei precisar
> o modelo)

Eu tenho um notebook Dell Inspiron 15 5570.  Aqui o comando ~sudo lshw~
nas primeiras linhas informa o modelo: "product: Inspiron 5570 (0810)".

> Gostaria de continuar utilizando a distro, mas tenho encontrado alguma
> dificuldade em achar uma lista de notebooks/computadores cujo hardware
> funcione 100% em Software Livre.

Eu não tenho muita experiência nisso.  O que eu fiz há alguns anos para
achar o meu modelo foi perguntar no grupo ultraGNU.  Eles me indicaram
justamente o Dell Inspiron 15 5570, que vinha com Ubuntu (após a compra
eu instalei uma distribuição mais ética).  Esse modelo exige carregar
firmware privativo para Wi-Fi e Bluetooth, então eles também me
recomendaram trocar a placa wireless.  Eu fiz isso (a placa ética foi
bem baratinha) e agora tenho Wi-Fi sem precisar carregar firmware
privativo.  Eu fiquei sem Bluetooth, mas isso não me faz muita falta, e
no futuro (quando baixar o dólar) eu pretendo comprar um dongle
Bluetooth USB ético.

Infelizmente o meu notebook não suporta Libreboot (eu uso a UEFI de
fábrica) e exige atualizações de microcódigo privativo da CPU para
combater as vulnerabilidades Spectre e Meltdown.  Essas atualizações
podem ser aplicadas por um pacote do SO (repositório sujo non-free do
Debian...)  ou como atualização da UEFI.  Espero não ter infringido a
ética da comunidade neste parágrafo.

Ah, e você já conhece o sítio <https://h-node.org/> ?

Minha última dica é procurar um modelo de notebook que venha com GPU
Intel---é o caso do meu, cuja GPU (integrada) é Intel---pois até onde eu
sei as GPU Nvidia e AMD modernas exigem carregar firmware (e às vezes
até software) privativo.  No entanto eu não tenho segurança dessa dica,
e gostaria que os companheiros desta lista se pronunciassem.

Então, eu procurei no sítio eletrônico da Dell e encontrei a linha
Notebook Inspiron 15 3000 que tem alguns modelos compatíveis com o seu
orçamento e que vêm com placa de vídeo integrada Intel e SO GNU/Linux
(infelizmente Ubuntu).  Mas *não sei* se são compatíveis com software
livre, é preciso investigar:
https://www.dell.com/pt-br/shop/cty/pdp/spd/inspiron-15-3501-laptop

Sobre a placa wireless ética: aqui o comando ~sudo lshw~ diz o seguinte
sobre a minha placa wireless (a que não exige carregar firmware
privativo):

*-network
     product: QCA9565 / AR9565 Wireless Network Adapter
     vendor: Qualcomm Atheros
     physical id: 0
     bus info: pci@0000:02:00.0
     logical name: wlp2s0
     version: 01
     serial: 94:53:30:cb:40:f1
     width: 64 bits
     clock: 33MHz
     capabilities: pm msi pciexpress bus_master cap_list rom ethernet physical
wireless
     configuration: broadcast=yes driver=ath9k driverversion=5.10.0-7-amd64
firmware=N/A ip=192.168.200.4 latency=0 link=yes multicast=yes wireless=IEEE
802.11
     resources: irq:17 memory:d1000000-d107ffff memory:d1080000-d108ffff

Eu acho que a página da placa no sítio do AliExpress é a seguinte¹
(atenção: JavaScript privativo à frente):
https://www.aliexpress.com/snapshot/0.html?spm=a2g0s.9042647.6.2.28c837a1yQvmlV&orderId=8005733706674853&productId=32923076221

Atenção: antes de comprar, veja se essa placa é compatível com seu
notebook.  Infelizmente eu não entendo de placas Wi-Fi, então não posso
lhe ajudar nesse quesito.

> Meu orçamento também está apertado, desde que o notebook começou a dar
> sinais de mal funcionamento consegui juntar cerca de R$2500,00 já
> pensando em adquirir um novo, pois com essa coisa de pandemia, aulas
> remotas e tudo que isso envolve não posso ficar sem um computador.

Caso não encontre um modelo que custe até R$ 2500 (para poder pagar à
vista), será que você poderia comprar a prazo?

Abraço

¹ Não tenho certeza pois estou viajando e a página não carrega aqui
--
- https://stallmansupport.org "In Support of Richard Stallman"
- https://jorgemorais.gitlab.io/justice-for-rms/index.pt.html