libreplanet-br

Re: O futuro do servidor

From: Thadeu Lima de Souza Cascardo
Subject: Re: O futuro do servidor
Date: Mon, 1 Feb 2021 15:19:56 -0300

On Mon, Feb 01, 2021 at 03:06:36PM -0300, adfeno--- via LibrePlanet Brasil
wrote:

> [...]
> possibilidade de usar o SCP, mas esse não interage bem com alguns
> gerenciadores de arquivos.
>
> Ao mesmo tempo, sugeri uma forma de a renovação do nome de domínio não ser
> influenciada pelo preço do euro.
>
> Todavia, não descarto a possibilidade de ter lido as mensagens de forma
> incorreta e, neste caso, se wiki.libreplanetbr.org,
> conference.libreplanetbr.org, mumble.libreplanetbr.org e outros subdomínios
> não serem de administração técnica e financeira de Túlio, então favor
> desconsiderar esta e as minhas mensagens anteriores.

Você não mencionou nada disso na sua mensagem. Na verdade, até sugeriu
não fazer nem wiki nem git. Também sugeriu não manter o domínio. Entendi
que um dos pontos seria utilizar o Real ao invés do Euro. No entanto,
isso significa que se as pessoas se importam com
conference.libreplanetbr.org justamente por causa do nome e não quererem
mudá-lo, sua solução não resolve este problema em particular. Se elas se
importam apenas em ter um servidor MUC onde hospedar uma sala, outras
soluções, como utilizar o servidor conference.jabber-br.org, atenderiam.

O mesmo vale para outros servidores. Então, repito, quais problemas você
quer resolver? Quais são os que te são particulares?

Veja o meu caso: eu hospedo wiki e git do rnetclient sob esses domínios.
Eu posso hospedá-los em outro lugar. Tenho um servidor que eu mantenho
onde posso mantê-los, ou posso colaborar com o "Source Hut" e hospedar
lá. Nos dois casos, eu perderia o domínio, a não ser que eu optasse por
adotá-lo. No entanto, não sei se eu quero compartilhar a administração
do meu servidor pessoal com quem quer que seja. E eu não quero fazer um
"takeover" do domínio nem ser o "sysadmin from hell" para um grupo de
pessoas. Tampouco quero depender de alguém cuidando dessa hospedagem pra
mim. Não neste momento. Este é o meu problema. Minha solução é não
depender do domínio para hospedagem do rnetclient. Provavelmente, vou
pro "Source Hut".

Cascardo.