libreplanet-br

Re: Votação: mover comunicação instantânea principal para canal XMPP

From: Lunovox
Subject: Re: Votação: mover comunicação instantânea principal para canal XMPP
Date: Wed, 22 Apr 2020 06:09:51 -0300

>Pelo que entendi, o problema está na ausência de formas de acesso dos
>log's das conversas no IRC.
>
>Isso é fácil de resolver, basta instalar um bot para essa tarefa ou
>usar um serviço destinado a essa tarefa.
>
>Sugiro que confiram o logbot.info

Eu entendo que bots resolvem os problemas do log. Mas, esse não é o único e nem
o maior problema no IRC.

Quando uma pessoa leiga, que não sabe nem da existência de bots, entra no canal
IRC para pedir auxílio, se vê várias "pessoas" logadas (entre aspas porque a
maioria quase sempre são bots), e não se obtém uma resposta em até 24. Isso
deixa o leigo frustrado.

IRC não é um ambiente intuitivo para leigos, como meus familiares. Tenho
dificuldades de trazer meus familiares leigos em software livre para o xmpp,
imagine ao irc.

Alem do mais, para se obter resposta de logs de irc através de bots é
necessário deixar ligado (consumindo energia, e até bateria) e conectado o
dispositivo. Enquanto no xmpp, basta ser membro de um canal/grupo para receber
os logs.

Sobre a segurança de dados: para armazenar os dialogos em um servidor é
possível utilizar intuitivamente (até por leigos) o omemo, que é um
criptografador de ponta a ponta (que não depende do servidor para criptografar)
e que já vem na maioria dos aplicativos que utilizam o protocolo xmpp. Assim,
os servidores de xmpp, responsáveis por armazenar e entregar os diálogos entre
os usuários, não conseguirão infligir a privacidade alheia coletando dados
pessoais.

Outra coisa importante sobre o xmpp é o seu caráter federado. Todos os usuários
não precisam está inscritos mesmo servidor para se comunicarem entre si. Isso é
fácil de fazer até por leigos (como meus familiares). Como me considero um noob
em irc poderei está errado no que vou dizer: Mas creio que o irc até tem também
algum recurso de federação, mas não deve ser fácil de ser utilizado por noobs
como eu e muito menos por leigos como meus familiares.