libreplanet-br

Re: [LibrePlanet-BR] Huawei utilizará aversão de código aberto do Andro

From: lunovox
Subject: Re: [LibrePlanet-BR] Huawei utilizará aversão de código aberto do Android?
Date: Mon, 03 Jun 2019 14:02:02 +0000

2 de junho de 2019 17:36, "Gabriel Krisman Bertazi" <address@hidden> escreveu:

> A FSF tem tanta legitimidade para classificar algo como livre quanto
> qualquer outra pessoa ou entidade. Ela não é a instituição responsável
> por decidir isso, ainda porque essa instituição teria que ser o próprio
> sistema legal.

Não necessariamente. Se todas as pessoas poderem taxar como software livre a
qualquer programa ou
sistema operacional segundo seu próprio critério. Então, então existem muitos
freewares open source
(não 100% abertos) que seriam considerados equivocadamente como "Software
livres" por leigos só por
serem distribuídos APARENTEMENTE de forma gratuita.

Eu antigamente confundia as licença "Open Source" com "Free Software". Mas,
hoje sei que ambas são
bem diferentes em alguns aspectos.

> Ela até mantém uma lista própria de distribuições que
> ela considera como livres, e se os paramêtros fossem unicamente as 4
> liberdades, o Debian e outros, estariam na lista.

As 10 critérios (não só 4 como na licença Open Source) só pode ser seguidas na
integra se 100% do
código estiver de acordo. Debian e outros não estão na lista d FSF porque não é
100% dos códigos
que seguem TODAS as 10 critérios na integra.

Open Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/Código_aberto
Software Livre: https://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre